Jornalismo Popular (02/10)

...
Maurício Menezes

É jornalista, nasceu em Gurinhatã, no interior de Minas, e fica revoltado quando alguém pergunta onde fica isso. Reclama que quando dizem que vão a Nova Iorque ninguém pergunta onde fica isso. O que já define seu humor.

Começou a sua carreira como repórter da Rádio Nacional, passou pela Rádio Globo como produtor e redator de humor do Programa Francisco Barbosa. Foi repórter do Estado de S. Paulo no Rio, assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio, do Tribunal Eleitoral e do Flamengo.

Tem passagens também pela Rádio Haroldo de Andrade e hoje está na Rádio Tupi-AM, onde participa do Programa do Clóvis Monteiro, de 6 às 9 da manhã. É diretor da FullTime Comunicação, que produz o Plantão de Notícias.

Criou em 1990 o Plantão de Notícias e o levou em seguida para o teatro, o rádio e a TV. No Plantão, conta casos engraçados colecionados durante os anos em que passou nos jornais, rádios e tevês. Apresenta quadros satirizando outros programas de TV, como "Samba de Terceira", "Bola Murcha", entre outros. Os amigos garantem que já o viram uma vez de mau humor. Saiba mais sobre o Plantão de Notícias clicando aqui.

Octavio Guedes
Editor executivo do Jornal Extra e criador do bem-humorado blog Enter sem Bater, vinculado no próprio site do jornal. Criador da Abobaji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo Mas Só de Reportagens que Realmente Interessam Ao Leitor (leia aqui).
Matérias publicadas no blog jamais estariam num jornal de circulação diária, mas com certeza têm público cativo. Para se ter idéia, um exemplo de matéria publicado no Entre sem Bater: "Os mistérios dos biscoitos O Globo", em que ele investiga a fábrica de biscoitos, dá a receita, fala da história e muito mais.

Ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo de 2007 na categoria Primeira Página com o trabalho "Autoridades já fizeram até piada com a crise aérea, que quem chora somos nós", publico no Jornal Extra.

Humberto Tziolas

É jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1996. Editor-chefe do jornal Meia Hora desde sua fundação, em setembro de 2005. Antes, foi subeditor de Polícia do jornal O Dia, onde também atuou como repórter. Trabalhou ainda no portal Globo.com e no jornal O Fluminense.

Renata Souza
Graduada em jornalismo pela PUC-Rio, cursa publicidade na mesma instituição. Trabalhou no Sindicato de Trabalhadores da UFRJ e como repórter da Rede Nacional de Jornalistas Populares. Já no Jornal O Cidadão, foi editora, repórter fotográfica e atualmente atua como repórter comunitária. Seu tema de estudos é Jornalismo Cidadão, e tem como foco o Jornal O Cidadão, ligado à pessoas do Complexo da Maré, enfocando, como a grande mídia não faz, o cotidiano de comunidades populares.


Mediadora

Cristina Rego Monteiro da Luz
Doutora em Comunicação e Cultura, com a tese “A pauta jornalística e suas mediações” pela Escola de Comunicação da UFRJ onde se graduou. Jornalista e professora universitária. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do Ciclo Básico da ECO/UFRJ. Já trabalhou como repórter especial, apresentadora e produtora de telejornalismo na Rede Bandeirantes de Televisão e foi chefe de redação na Agência Publicitária “A to Z”. Atuou como repórter especial e apresentadora na Rede Manchete de Televisão, e CNT e como chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

Ganhou em 1981 o Troféu “Melhor Repórter”, concedido pelo Programa Discoteca do Chacrinha. Já em 1982 foi vencedora do Prêmio “Wladimir Herzog”, com a matéria “Corredores da Justiça”, uma denúncia sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro, transmitida em rede nacional pela Bandeirantes. Em 1983 foi considerada a melhor repórter do Carnaval do Rio de Janeiro, pela Rede Bandeirantes de Televisão, ganhando o prêmio cedido por essa emissora. Em 1984 e 1985 também pelas coberturas carnavalescas foi vencedora dos Prêmios Momo de Ouro.