Jornalismo Esportivo: Copa do Mundo e Olimpíadas

Data: 29 de novembro
Horário: de 9h as 12h
Local: Auditório Pedro Calmon

Esporte é um tema bastante presente no jornalismo brasileiro e será ainda mais ao longo dos próximos anos. Dentro de dois anos, o país será a sede da Copa do Mundo. Em 2016, a vez é das Olimpíadas. Muitos desafios e projetos para o futuro. Como lidar com tanta expectativa? Qual será o legado desses eventos?

Convidados:

Luiz Ernesto Magalhães: formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, em 1992. Já trabalhou como assistente da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Saúde. Foi repórter no Jornal dos Sports, no Dia e no Jornal do Brasil. Desde fevereiro de 2003, é repórter da editoria Rio do jornal O Globo. Acompanhou a os Jogos Pan-Americanos de 2007, Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a Rio+20 com a cobertura do ponto de vista de um repórter que cobre cidade.

Maurício Torres: especialista na cobertura de Copa do Mundo, Jogo Olímpicos e Panamericanos, Maurício Torres integra a equipe de apresentadores do Esporte Fantástico, na TV Record. Trabalhou na cobertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Londres (2012), e dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg(1999), Santo Domingo (2003), Rio de Janeiro (2007) e Guadalajara (2011). Cobriu duas Copas do Mundo, a de 1998, na França, e a de 2002, na Coreia e Japão. Em 2010, Mauricio Torres esteve em Vancouver para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Renato Cosentino: graduado em Rádio e Televisão pela Escola de Comunicação da UFRJ, especialista em Política e Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e atualmente cursa o Mestrado no mesmo Instituto. Trabalha na organização de direitos humanos Justiça Global e é membro do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Vieira: começou a carreira como repórter no Jornal dos Sports em 1998. Logo em seguida, tornou-se editor de futebol brasileiro e internacional e setorista da Seleção Brasileira até maio de 2000, quando mudou-se para o Lance!. Em grande parte desse período, foi editor de futebol brasileiro e internacional, incluindo as Seleções. Foi um dos responsáveis pela cobertura das três últimas Copas do Mundo, de 2002, 2006 e 2010. Fez também coberturas de jogos de Seleção, em Copas América e Eliminatórias (Europa e América do Sul). Atualmente, é um dos editores executivos do Lance! e editor executivo das edições regionais do diário.

Mediação: 
Prof. Cristina Rego Monteiro: Doutora em Comunicação e Cultura, com a tese “A pauta jornalística e suas mediações”, pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde se graduou. Jornalista e professora universitária. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Expressão e Linguagens e Coordenadora da CPM da ECO/UFRJ. Trabalhou 25 anos em telejornalismo: foi repórter especial, apresentadora e produtora de telejornalismo na Rede Bandeirantes de Televisão, na Rede Manchete de Televisão, e na CNT. Chefiou a Comunicação Social da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro e da ANS, agência reguladora federal para Saúde Suplementar.