Jornalismo em Mídias Sociais

Data: 29 de novembro
Horário: de 13h as 15h
Local:  Laboratório de Editoração - Central de Produção Multimídia (CPM)

Ementa: Twitter, Facebook, Google Plus, Youtube, Instagram passam a fazer parte do dia a dia de profissionais das redações, como o telefone e o e-mail fizeram anteriormente. E o mais significativo: tornaram-se mecanismos eficientes para ouvir a audiência e dialogar com ela. Ou seja: viraram base para conexões, para a construção de redes sociais. A audiência, agora com as mesmas ferramentas dos jornalistas, também informa, fotografa, faz vídeos, corrige e acrescenta informação, comenta, elogia, critica e mantém nos ‘trends’ o que considera importante. Tudo isso com rapidez e volume nunca antes vistos. A publicação da matéria por jornalistas não pode mais ser considerada o fim do processo. Muitas vezes é o início. Nívia Carvalho criou a Editoria de Mídias Sociais do jornal O GLOBO EM 2010.

Nívia Carvalho: criou a Editoria de Mídias Sociais do jornal O Globo em 2010. Primeira e atual editora de Mídias Sociais e Interatividade do jornal O Globo, é responsável pela estratégia do veículo nas redes sociais, pela seção de jornalismo participativo Eu-Repórter e pela gestão de blogs hospedados no site. Formada em jornalismo na época em que só existiam três plataformas (jornal impresso, rádio e TV), teve curtas experiências nas duas últimas. No impresso, sua mais longa experiência profissional, foi repórter nas editorias Rio e País, editora-assistente e coordenadora do programa de estágio multimídia da Infoglobo, quando tornou-se entusiasta declarada das redes sociais. É uma das autoras do ebook "Para entender as mídias sociais', volume 1, publicado em 2011.

Twitter: @niviacanderson